É uma queixa bastante comum. A musculatura da parte posterior do pescoço pode distender após longas horas trabalhando em computador, dirigindo carro ou mesmo dormindo mal-posicionado. Raramente é um sintoma de um problema mais sério. Em geral requer cuidados médicos quando acompanhada de dormências ou perda de força em braços ou mãos, ou quando aparece como se fosse um choque irradiando-se do ombro até a mão e dedos.
Sinais e sintomas e quando procurar o médico.
A dor piora por manter a cabeça numa só posição por longo período, como quando na direção de um auto ou trabalhando em computador. Há um espasmo da musculatura da nuca tornando-se difícil mover a cabeça, eventualmente acompanhada de dor de cabeça e torcicolo. A maioria dos sintomas melhora gradualmente com tratamento em residência e em geral usamos terapia com analgésicos a princípio não-opiáceos, associados a anti-inflamatórios não-esteroide. Ressalte-se que mesmo medicamentos mais simples requerem uma orientação médica.
Quando a dor for relacionada ao acidente de carro, mergulho ou persistir mesmo após alguns dias de tratamento deve-se procurar o especialista ou procurar atendimento na emergência. Também em caso de dor irradiada para os ombros, braços e pernas acompanhada de dormências ou fraqueza, deve-se procurar atendimento de emergência.
A dor na nuca pode ser causada por ataque cardíaco mas frequentemente cursa com sintomas mais típicos. Em caso dos sintomas abaixo comunicar-se imediatamente com o médico assistente ou procurar a emergência hospitalar.
· Respiração curta.
· Sudorese
· Náuseas e Vômitos
· Dor irradiada para o braço ou a mandíbula.
Outras causas de dor na nuca são:
· Artrite reumatóide doença sistêmica que vem acompanhada de inchação e dores nas juntas e pode acometer a região da nuca.
· Fibromialgia caracteriza-se por dores generalizadas porém mais comuns na região da nuca e ombro e mais frequentes em mulheres.
· Osteoporosis pode causar pequenas fraturas na coluna cervical e causar dor.
· Com a idade os discos cervicais sofrem um processo de degeneração processo este conhecido como espondilose ou osteoartrose cervical. Segue-se um processo de estreitamento dos espaços intervertebrais trazendo um impacto sobre as articulações vertebrais.
· Quando o disco por pequenos traumas ou mesmo por algum acidente rompe o anel que o contém, ele protunde para dentro do canal vertebral e pode comprimir nervos e a medula cervical, entidade conhecida por hérnia discal cervical.